Élio José Fortunato Fróis, iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Maiorguense.
Em 1988 vai estudar Trombone de Varas no Conservatório Nacional de Lisboa com o Professor Ismael Santos e termina o curso em 1997.
Realiza entre essas datas diversos cursos de música, desde Master-classes de Trombone e Cursos de Direcção.
Participou enquanto Trombonista com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, com a Orquestra Filarmónica das Beiras e com a Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal.
Fez parte do Projecto da Orquestra João Domingos Bomtempo e da Orquestra de Sopros de Jovens músicos realizado em Aveiro, tendo também realizado concertos com o Grupo de Metais do Conservatório Nacional de Lisboa.
Entre 1998 e 2012 assumiu o cargo de Maestro na Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense, tendo exercido também o mesmo cargo durante algum tempo na Banda do Círculo Cultural Mirense (2000-2007) e na Associação Filarmónica da Nazaré (2009-2011).
Actualmente exerce funções de Professor de Trombone, Trompete e Iniciação Musical em Projectos Juvenis do Concelho de Alcobaça e Nazaré, é executante da Big Band da Nazaré. É licenciado em Direcção de Orquetra de Sopros (DOS) pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Assumiu o cargo de Maestro da Sociedade Filarmónica Maceirense em Outubro de 2012.